segunda-feira, 28 de novembro de 2016

NÃO SAIA POR AÍ PROCURANDO NEMO

NÃO SAIA POR AÍ
PROCURANDO NEMO
Depois do sucesso da animação, a procura e exploração das espécies do filme se torna 40% maior;

Peixe palhaço nada no Aquarium of the Pacific, em Long Beach, na Califórnia; pesquisa mostra que peixes palhaço bebês por vezes viajam centenas de quilômetros pelo oceano (Foto: AFP Photo/Joe Klamar/Files)
Peixe palhaço nada no Aquarium of the Pacific, em Long Beach, na Califórnia. Foto pode ser encontrada em : http://g1.globo.com/natureza/noticia/2016/06/estreia-de-filme-pode-aumentar-caca-peixes-palhaco-com-cianureto.html . Acesso em: 28/11/2016, 22h e 27min.



O filme "Procurando Nemo" (2003), da famosa produtora de filmes "Walt Disney" tem como mensagem de conservação, a de não tirar os animais de seu habitat natural. Porém, de acordo com pesquisadores da área, a venda e a procura da espécie "Amphiprion frenatus", popularmente conhecida como "Peixe Palhaço", e da espécie "Paracanthurus hepatus" (Cirurgião Patela) - que no filme representa a personagem Dory - , cresceu 40% após o lançamento do filme.

O problema é que, desses peixes ornamentais de água salgada, apenas uma pequena quantidade de "Nemos" é produzida em aquários, e nenhuma "Dory" pôde ser reproduzida em cativeiro até hoje. Ou seja, estamos exatamente fazendo o contrário do que diz a mensagem que o filme nos passa. E outro grande problema é que, para serem capturados, os pescadores e/ou vendedores usam uma substância chamada de cianureto. De acordo com pesquisadores da Austrália, os corais estão sofrendo branqueamento devido a variações climáticas. Quando se usa o cianureto sobre os recifes (que é onde os peixes do filme costumam habitar) para atordoar as espécies em questão, o recife morre. Todo o coral é destruído.

A sobrepesca do peixe-palhaço fez pesquisadores das universidades de Queensland e Flinders, ambas na Austrália, criar uma organização para estudar e proteger os peixes de recifes de corais. Batizada de Saving Nemo Conservation Fund (http://www.savingnemo.org/), eles tentam melhorar as técnicas de reprodução em cativeiro dos peixes e conscientizar as pessoas para não comprar peixes coletados do mar. Agora, eles estão preocupados com o lançamento do mais novo filme da Disney, Procurando Dory.



Referências:


Nenhum comentário:

Postar um comentário